segunda-feira, 25 de março de 2013

Já só cheiro a peixe assado...







A pedido de um elemento de uma família, publico um texto de 2011, de minha autoria, à data parte de 135 post´s que publiquei no sitio da Associação Académica.

"Já só cheiro a peixe assado, é o gajo cá debaixo, o marido da gorda, a zarolha, que teima em assar carapaus ensardinhados na varanda ao mais pequeno aviso de sol. Vai entrar para a universidade, pelo menos até me pediu exames dos anos anteriores para” treinar”, também me disse que vai logo meter a papelada para ser sócio da AA, em atenção ao vizinho de cima, (eu), e, já com dose de paciência extra, vai esperar que lhe seja enviado o cartão de sócio sem reclamar, já o avisei, bem, ele quer mesmo é os exames, depois de entrar vai-se sentir mais poderoso, esquecer-se-á que a mulher é gorda e zarolha e se estiver à espera mais do que um mês, vai logo começar a reclamar. O gajo é parvo, já me secou a sardinheira que com tanto carinho tapei da geada durante a invernia, eu expliquei-lhe:
-Inácio (é o nome dele), se entrares para a universidade tens que votar em nós para a AA, prontificou-se de imediato, fazia parte dos 72 que amavelmente votavam para os órgãos da AA, disse lhe, setenta e dois? Perguntou-me, sim, achas poucos? Pá mas olha lá quantos alunos são? Uns 14.000, riu…não gostei da maneira como riu e vi-me obrigado a explicar-lhe algumas coisas.
A AA é uma associação de compadre e comadres, já velhos, carcomidos pelo bicho da madeira, se analisarmos, talvez nem legitimidade tenha para exercer a representatividade dos alunos, entre 13 500, 72 votos é questionável? Eu durante dois anos e pouco fui, estatutariamente, o presidente de todos os alunos, mas cansei-me, cansei-me das birras, das afirmações, das duvidas e das certezas, dos bons e dos maus mas, atendi sempre mais que os 72 que votaram, saí também porque deixei de ser aluno da Universidade, saí também porque deixei de ser compadre e porque o bicho da madeira entrou-me pelos ossos e atravessando-me a alma rumo ao vazio. Tudo aquilo que a AA fez, ou não foi divulgado, ou se foi, perceberam mal, ou tinha algum defeito.
Inácio franziu o sobreolho e atentamente escutava, a rádio tocava Amália, a gorda chamava-o, e o peixe estava assado, depois eu conto-vos o resto…
Osvaldo Karmeirim (pseudónimo),
(Consultor sexual)
Ex- aluno, dirigente, professor, jardineiro…"

1 comentário:

  1. Detesto o cheiro do peixe assado na roupa acabadinha de estender.
    Confesso que tive pena da sardinheira :)!

    ResponderEliminar